Verão é sinônimo de calor, praia e piscina, e o biquíni é traje obrigatório para quem quer aproveitar o melhor da estação. Você está em dúvida sobre qual usar com tantos modelos disponíveis do mercado? Então saiba como escolher de acordo com o seu tipo de corpo e ficar incrível.

O essencial é garantir que o número a ser escolhido esteja correto, nem sobrando e nem faltando tecido, e depois seguir para a escolha da modelagem. “O CORTE, A LARGURA DAS PEÇAS, ASSIM COMO AS CORES E ATÉ AS ESTAMPAS, contribuem para valorizar o biótipo de cada mulher. O importante é que ela escolha o modelo que vá fazer com que se sinta bem e que não fuja do seu estilo pessoal”, explica a consultora de moda e estilo ANA VAZ.

POR TIPO DE CORPO

AMPULHETA
O corpo ampulheta se caracteriza pela cintura bem marcada com ombros e quadril equilibrados. PARA A PARTE INFERIOR, A ESPECIALISTA DIZ QUE É POSSÍVEL USAR PRATICAMENTE TODOS OS MODELOS, até mesmo os mais desafiadores. “Pode vestir laterais muito largas, muito estreitas ou até muito inclinadas, tipo asa delta”, completa.

Na parte de cima, CORTININHAS E TOMARA-QUE-CAIA valorizam. “Evite peças que destaquem áreas para as quais não queira chamar a atenção”, adverte.

PERA

Esse formato de corpo possui o quadril mais largo que os ombros, e geralmente uma cintura bem marcada. “ABUSE DAS CALCINHAS ESCURAS OU EM TONS OPACOS, com laterais mais largas e de pouca inclinação para que o volume não fique destacado”, indica. EVITE CORES CLARAS, ESTAMPAS GRANDES OU LISTRAS HORIZONTAIS na região do quadril, caso não queira destacá-lo.

Para o busto, detalhes concentrados ajudam a aumentar visualmente e harmonizar com o quadril: “INVISTA EM MODELOS ESTAMPADOS E COM BOJO, POIS DARÃO MAIS EQUILÍBRIO ÀS FORMAS. Sutiãs tomara-que-caia ou os de ALÇAS LARGAS E AFASTADAS TAMBÉM SÃO BOAS OPÇÕES, já que aumentam visualmente os ombros”.  

TRIANGULO INVERTIDO
O ombro é mais largo que o quadril, então é necessário diminuir visualmente a parte de cima para criar uma harmonia: “Sutiãs lisos e cores mais escuras, em MODELAGENS DE DECOTE TRIANGULAR OU ‘V’, com alças retas ou frente única, que suavizam a largura dos ombros”.

A calcinha pode ganhar destaque na produção, já que pode é a parte mais estreita do corpo. “Prefira CALCINHAS ESTAMPADAS E COLORIDAS, CORES BEM INTENSAS FICAM ÓTIMAS. A ideia é equilibrar o volume que falta embaixo, por isso, invista em modelos com laterais drapeadas, com aplicações ou amarrações”, revela.

RETÂNGULO

O retângulo caracteriza-se por formas praticamente retas, com cintura pouco evidente. “Na parte de cima PRECISAMOS DE PEÇAS QUE CRIEM ILUSÃO DE CURVAS. BABADOS, ESTAMPAS E CORES VIVAS SÃO BEM VINDAS, como o modelo cortininha, tomara-que-caia, decotes triangulares e maiôs engana-mamãe”, aconselha.

Na parte inferior, de acordo com a especialista, pode abusar das aplicações, drapeados e amarrações. “ESTAMPAS TAMBÉM SÃO ALIADAS”, complementa.

OVAL
O corpo oval é curvilíneo, mas também sem cintura marcada, o que pede partes de cima com laterais e alças largas. “Para a parte de baixo, CALCINHAS DE CINTURA MAIS ALTA, de preferência pouco abaixo do umbigo, em estampas pequenas e tons mais escuros para MODELAR O VOLUME DO ABDÔMEN. Evite as laterais finas e laços dos dois lados e estampas grandes e chamativas”, diz. 



Deixe um comentário